top of page
  • Isabella Lage

Tarsila Do Amaral

Atualizado: 7 de out. de 2020

Uma mulher a frente de seu tempo!


Tarsila do Amaral foi uma das mais renomadas artistas plásticas brasileiras, nascida em 1886 no interior de São Paulo. Estudou um tempo em Paris na França, rodeada de intelectuais e outros artistas que incentivavam e apreciavam suas obras, além de trazer um pouco da cultura brasileira para o local. Durante um tempo pintou paisagens naturais com a utilização de técnicas cubistas, ainda na Europa. Após seu retorno se envolveu com o Partido Comunista brasileiro, e uma curiosidade acabou sendo presa por isso e depois nunca mais se envolveu com a política, mas pintava sobre questões sociais e por último retornou as pinturas relacionadas a natureza. Tarsila faleceu em 1973.



Autorretrato de Tarsila do Amaral de 1923, também conhecido como 'Manteau Rouge’.


Esse é um pequeno resumo da história de vida de Tarsila, mas agora gostaria de dar destaque ao movimento que ela participou, talvez sendo um dos movimentos artísticos mais importantes da história brasileira, o Modernismo. O movimento surgiu com uma insatisfação política, já que a crise econômica estava se agravando e dessa forma pretende-se romper com o tradicionalismo, renovando o campo das artes. Tal movimento possui por características: libertação estética e formal, experimentações, valorização do cotidiano e linguagem com humor. Tais características são claras nas obras da artista.


Mas não só do movimento se fez Tarsila, ela era considerada uma mulher muito a frente de seu tempo, não seguindo as normas sociais impostas sobre as mulheres. Tarsila, por exemplo, se separou de seu primeiro marido numa época em que mulheres tinham de ser submissas aos homens, além de ter três parceiros após ele, sendo o último 21 anos mais jovem que ela. Ademais, não acreditava ser aceitável deixar seu potencial artístico de lado para se tornar dona de casa, então nunca o fez, ao invés disso criou a obra de arte brasileira mais valiosa do mundo, Abaporu, sendo leiloada por 5,2 milhões de reais em 1995.



Abaporu, Tarsila do Amaral, feito em 1928.


Espero que gostem de entender um pouco de como Tarsila e o modernismo quebraram expectativas e normas da época que estavam em seu auge. Mesmo ela vindo de família rica, sua luta demonstra o verdadeiro significado do feminismo e inspiração para todos. Acho que a lição que devemos tomar dessa história é que não importa o que esperam de você, faça e seja quem você deseja. Obrigada pela atenção e até o próximo post.


Referências:

  • Imagens:


  • Consulta:





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page