top of page
  • Isabella Lage

Cândido Portinari

Como utilizar suas obras no vestibular e na vida!


Nesse post falarei sobre outro dos maiores artistas plásticos na história brasileira Cândido Portinari, que diferentemente de Tarsila do Amaral (volte no post anterior) não nasceu em família rica, é filho de imigrantes italianos e era bem pobre na verdade. Mas isso não o impediu de estudar arte e desenvolver seu dom desde muito novo. Após completar seus estudos passou uma temporada em Paris, mas em seu retorno, revela em suas obras o que alguns chamam de a alma brasileira, pintou a cultura, história, fauna e flora.


Mas muito além disso começa a retratar a dor, pobreza e as dificuldades dos mais pobres e assim criou lindas obras com a mescla da ciência da pintura e o experimentalismo do modernismo, dessa forma ele reflete sobre os problemas do mundo, como as guerras, nazi fascismo e etc. Cândido se filia ao Partido Comunista e tenta entrar na política, porém acaba se exilando no Uruguai. Então, Candido Portinari morreu no dia 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas.


Agora entendendo melhor sua história podemos falar de um momento importante na vida de Portinari e na história da arte, ele participou da Semana de Arte Moderna de 1922. Aconteceu em fevereiro, nessa semana aconteceram vários eventos, incluindo uma grande exposição de pinturas e esculturas. Todos os artistas tinham por objetivo gerar uma nova visão perante a arte com uma estética nova inspirada na vanguarda europeia. Dessa forma houve um rompimento com a arte acadêmica, originando uma arte brasileira o que chocou grande parte da população.


Com olhar no artista ao qual estamos tratando, há uma série de obras chamada “Os retirantes nordestinos", que retrata e critica as desigualdades, as dificuldades, a seca, que os emigrantes nordestinos passam. Gostaria de chamar o olhar de vocês para uma obra em específica, denominada “Criança Morta”, nela se percebe uma família com seis pessoas, segurando uma criança morta em suas mãos, que são desproporcionalmente maiores, chorando, tão descaradamente, com lágrimas maiores do que as reais, além de suas expressões de fome e cansaço, ilusivo com aspecto fantasmagórico, pela tentativa frustrada de melhora de vida e o quadro demonstra essa luta entre a vida e a morte.




1 - Retirantes, feito por Cândido Portinari em 1944.


2 - Criança Morta, feito por Cândido Portinari, em 1944.


3 - Enterro na rede, feito por Cândido Portinari,1944.


Atenção aos vestibulandos de plantão, essa e as outras obras da série podem fazer parte de seu repertório em uma redação. Bom, era sobre isso que eu queria retratar hoje, obrigada pela atenção e até o próximo post.


Referências:

  • Imagens


  • Consulta:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page