top of page
Isabella Lage

A história das pinturas

Atualizado: 5 de nov. de 2020

Venha conhecer mais sobre a arte das pinturas, com um olhar brasileiro.


Oi galera, tudo bem? Eu sou a Isabella, e através desses posts falarei sobre as artes plásticas brasileiras.


Muitos acreditam que a história da arte em nosso país se iniciou com a vinda dos portugueses, ou seja com a “descoberta” do Brasil, quando este passou a ser “civilizado” e somente então a pintura entrou na nossa sociedade. Porém, tudo começou com pinturas rupestres, sendo essas representações artísticas da pré-história, segundo pesquisas no Piauí, datadas até 15.000 anos atrás, além de muitas outras descobertas realizadas também na Paraíba e em Minas Gerais.


Já que não pode-se esquecer a pintura rupestre, também não pode-se ignorar a arte de origem indígena. Ela pode ser percebida principalmente na região amazônica, já que os colonizadores encurralaram os índios nessa área. Enfim, foram documentados muitos artigos de cerâmica, principalmente vasos adornados com figuras antropomórficas e zoomórficas, além da tradicional e conhecida pintura corporal e arte plumária ( objetos feitos com penas).


A partir desse momento, com a colonização, o Brasil passa por basicamente os mesmos movimentos artísticos que a Europa, apenas com alguns anos de atraso. Inicia-se no Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo e Expressionismo, todos com um significativo acervo de pinturas ao longo da história brasileira. Contudo, o movimento de maior destaque na história do país é o Modernismo na década de 1920. Explicarei melhor nos próximos posts estudando artistas desse movimento.



Obra: Tropical, feita por Anita Malfatti, em 1917.


Enfim, espero que tenham gostado dessa introdução à arte no Brasil e espero que tenham aprendido um pouco. Nos próximos textos falarei mais sobre artistas em específico que são extremamente importantes para a formação da arte no Brasil. Mas não se preocupem não falaremos somente da história antiga, há arte para todos os lados atualmente, é só olharmos com mais atenção. Obrigada e até o próximo post.


Referências:





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page