Chegamos ao último post do Artes&Fatos sobre música! Para fechar com chave de ouro, decidi trazer alguns motivos que possam te convencer a aprender um novo instrumento. Mesmo que você seja daquelas pessoas que pensa que não leva jeito pra música, tenho certeza que você vai se animar ao ouvir os benefícios que os instrumentos podem trazer. Por já ter sido uma dessas pessoas, hoje posso afirmar que aprender a tocar instrumentos vai muito mais além do que ter apenas talento.
Sem dúvidas, iniciar na música através do piano foi a melhor e mais inesperada escolha que já fiz, mas que com certeza não trocaria por nada. Por isso, não se deixe levar por inseguranças e julgamentos, prometo que você não irá se arrepender!
Novas conexões cerebrais
Segundo estudos de cientistas da Northwestern University, a música não é apenas uma maneira de se divertir, mas também de se tornar mais inteligente. Há a formação de novas conexões neurais que não se formariam sem o aprendizado de instrumentos, trazendo um impacto profundo em nossa capacidade de aprender um idioma, na nossa concentração, na nossa memória e nas nossas emoções.
Bem-estar e redução do estresse
Ao se concentrar no instrumento, o músico se desconecta de suas preocupações cotidianas para fazer algo que lhe faz bem. Além disso, nada melhor do que sentir a realização de ouvir a música fluindo perfeitamente por seus dedos após praticá-la por tanto tempo. Fazer música é uma cura tão poderosa como o esporte, por exemplo!
Melhora da memória e das habilidades cognitivas
Na era em que vivemos é cada vez mais difícil possuir uma boa memória e concentração, principalmente com o surgimento de novas tecnologias. Porém para tocar um instrumento, é necessário recordar as notas, as claves, as escalas e a teoria musical. Por isso, foi comprovado que a música melhora nossas habilidades intelectuais, podendo ser usada em terapias para melhorar as capacidades de memorização.
Conexão interior e exterior
Além dos benefícios intelectuais e cognitivos, é fato que tocar um instrumento estimula a reconexão com o seu interior, estimulando o olhar para nossas emoções e vontades. A sensibilidade obtida com a teoria musical, transforma nossa perspectiva interna e externa. Assim, fazer música também é uma ferramenta que desenvolve a auto expressão mental e corporal, sendo extremamente positiva para a socialização.
Referências:
Texto:
Imagem:
Comments