top of page
  • Mariana Castilho

A música brasileira e seus gêneros


Após aprendermos um pouco mais sobre a história da música desde seu surgimento, vamos entender nesse post o modo como ela se perpetuou no contexto brasileiro! No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações artísticas e culturais em nível nacional. A música brasileira é um espelho da pluralidade cultural e da singularidade dos grupos que compõe nossa população. Há um número infinito de nomes e estilos que fazem parte da história da música brasileira.


Se sabe que a música brasileira recebeu profundas influências provenientes das danças, ritmos, instrumentos e melodias dos povos africanos, europeus e indígenas. A música popular brasileira cresceu significativamente apenas no final do século XVII e durante o século XVIII, com o surgimento dos primeiros centros urbanos.


Com isso, além da adesão de gêneros internacionais; como o pop, o rock, o jazz, o hip hop e o eletrônico; o Brasil foi e é berço para o surgimento de diversos gêneros musicais aclamados pelo mundo todo. Entre eles, estão o Samba, o Funk, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira.


  • Samba:


O samba, é a principal forma de música de raízes africanas que surgiu no Brasil, já que seu ritmo veio do lundu, dança e canto trazido por escravos angolanos. Sem dúvidas, o samba é um dos maiores símbolos nacionais, que passa por um constante processo de reinvenções. Nele, os instrumentos mais utilizados são o cavaquinho, o pandeiro e o violão.





Do samba tradicional, foi originado na década de 1930, o samba enredo, gênero característico cantado pelas escolas de samba durante o carnaval. Seu enredo traz temas históricos, culturais e sociais, que costumam anunciar o desenvolvimento da apresentação da escola. As canções são geralmente cantadas por vozes masculinas acompanhadas pelo cavaquinho e pela bateria da escola de samba. O carnaval é, sem dúvida, uma das festas de maior destaque para o samba.


  • Funk brasileiro:


O funk é um estilo musical que surgiu a partir da música negra norte-americana, como uma mistura entre o R&B, jazz e soul, no final da década de 1960. Esse gênero possui um ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma batida marcante. Algumas variações do funk também podem trazer samplers e efeitos sonoros eletrônicos.


Os primeiros bailes funks eram realizados na Zona Sul do Rio de Janeiro. No final dos anos 70, o funk recebeu notoriedade na mídia e começou a se espalhar por todo o país. Em outras palavras, ocorreu a popularização de um movimento que, até então, era produzido na periferia e para a periferia. Assim como o samba, o funk atual se encontra em constante evolução, ocupando as primeiras posições das paradas musicais do país.


  • Bossa Nova:


A Bossa Nova é originária do samba brasileiro, nascida em bairros de luxo do Rio de Janeiro, no final da década de 1950. Logo, o gênero incorporou elementos do jazz e desenvolveu um contorno baseado na voz e no piano ou no violão.


Esse estilo musical surgiu durante um momento único da cultura brasileira, em uma época em que havia muita esperança com relação ao futuro do país. Seguindo esse otimismo e alegria, a Bossa Nova apresenta uma maior integração entre os três elementos principais de uma música; a melodia, a harmonia e o ritmo. Além disso suas letras eram mais elaboradas, com uma maneira de cantar mais despojada.


Entre os maiores nomes da Bossa Nova estão Nara Leão, João Gilberto, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Carlos Lyra e Chico Buarque. Algumas das músicas mais famosas do gênero são Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Desafinado.



Estátua de Tom Jobim, Praia de Ipanema.


  • Música Popular Brasileira


A MPB surgiu durante o período de Ditadura Militar no Brasil, mais especificamente nos anos 60. Esse novo estilo musical que surgiu logo após a explosão da bossa nova, revolucionou as definições de música nacional da época, reunindo os mais variados ritmos e movimentos musicais já presentes no cenário brasileiro. O gênero surgiu como alternativa para a Bossa Nova, e apesar de ser totalmente inovador, manteve a suavidade e o regionalismo já presentes nos gêneros anteriores.


Os festivais de música desempenharam um importante papel para a disseminação do estilo nas televisões. Nesse contexto, os artistas em destaque foram Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Além disso, a MPB ficou conhecida como “a música da universidade”, já que seu público maior era notavelmente de estudantes e intelectuais.


As músicas que obtiveram maior sucesso foram “Alegria, Alegria”, “Pra não dizer que eu não falei das flores”, “Águas de março”, “Como nossos pais”, “Cálice” e “Apesar de você”. Muitos artistas da MPB tiveram que sair do país e viver exilados no exterior, devido aos relatos e críticas trazidas em suas letras.



Referências:


  • Imagens:

https://images.app.goo.gl/aRpQWjJaKMnvvqNK9

https://images.app.goo.gl/W8T4dNYT9XDTFabd7


  • Texto:

https://www.politize.com.br/funk-no-brasil-e-polemicas/



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page