top of page
  • Mariana Castilho

Introdução à música

Atualizado: 5 de nov. de 2020

Oi gente! Eu sou a Mariana e postarei aqui no Artes&Fatos tudo sobre a arte da Música! Para dar início a esse tópico, entenderemos melhor a origem da música e as definições que rodeiam esse conceito.


Apesar da cronologia do desenvolvimento musical ser considerada imprecisa até os dias de hoje, a palavra música vem do grego “musiké téchne” que na Grécia antiga significava “a arte das musas”. Naquela época, o conceito abrangia também a dança e a poesia. No entanto, evidências em pinturas rupestres estudadas por historiadores apontam que a música como forma de expressão já existia desde pré-história. As primeiras imitações sonoras do ser humano foram feitas apenas através do som dos movimentos corporais acompanhados da voz.


Já na Antiguidade, a música do Império Romano recebeu fortes influências da música grega, dos etruscos e da música ocidental. A música era utilizada pelos romanos em batalhas e rituais religiosos e sagrados, assim como no Egito, onde os egípcios acreditavam na "origem divina" da música, que estava relacionada a culto aos deuses. Uma curiosidade muito interessante sobre a música na Antiguidade é que os instrumentos eram tocados tradicionalmente por mulheres, conhecidas como sacerdotisas.


Hoje, a música representa a arte de expressar os sentimentos e combinar os sons. Por meio da linguagem musical, construímos conexões e encontramos uma maneira fácil de expressão e comunicação. Essa combinação harmoniosa e expressiva de sons é capaz de romper e superar barreiras linguísticas, culturais e sociais.




Fontes:


Apostila de teoria musical - Conservatório Santa Cecília da capital

http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=122


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page