Saúde Física
A dança pode ser uma aliada incrível quando se trata da saúde física, e praticada com frequência, pode trazer inúmeros benefícios para os nossos corpos. Entre esses benefícios, os que mais se destacam são:
- Fortalecimento muscular:
Cada tipo de dança possui um foco diferente, algumas trabalhado o corpo todo, enquanto outras por exemplo apenas as pernas e a cintura, assim, as mudanças na musculatura de quem dança são notáveis.
- Resistência do sistema cardiorrespiratório:
É comprovado que, 30 minutos de dança três vezes por semana, no mínimo, ajuda o coração a bombear mais sangue para o corpo e seus músculos, aumentando nossa energia, disposição e resistência.
- Postura e flexibilidade:
Além do desenvolvimento muscular, que pode nos ajudar a manter a coluna ereta, melhorando nossa postura, a percepção corporal criada por meio destas atividades aumenta de forma significante. Por fim, a flexibilidade, também relacionada à postura, é desenvolvida e aperfeiçoada no decorrer das aulas de dança.
Saúde mental:
Nos dias de hoje, é essencial que todos nós tenhamos ao menos um momento para cuidarmos de quem nós somos, realizar uma atividade física, criando uma válvula de escape saudável em nosso dia-a-dia. Dançar pode ser essa atividade, trazendo diversos benefícios para a sua saúde mental, estes são:
- Liberação de substâncias
Como dopamina e serotonina, hormônios do prazer e da felicidade, os quais se sobrepõem ao cortisol, hormônio do estresse. Além destes, a endorfina também é liberada durante a dança, provocando sensações de bem-estar, conforto e alegria e melhor estado de humor.
- Aliada no tratamento contra a depressão
Além da liberação de emoções que a música gera, através da dança, podemos nos expressar de forma legítima canalizando nossas emoções negativas; isso, em conjunto com a liberação de substâncias, pode ser um componente essencial no tratamento de doenças como a depressão. De acordo com estudos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) as células cerebrais são regeneradas com a dança.
- Autoestima
Também relacionada à liberação dos hormônios do bem-estar, a dança pode ajudar no empoderamento de uma pessoa, ter controle sobre si mesmo e sobre seus movimentos é algo incrível e renovador.
- Socialização
Por fim, ao frequentar aulas de dança, você pode construir novas amizades e conhecer outros círculos sociais, socializando com pessoas de diferentes culturas, ideais e pensamentos.
Referências
Texto:
Imagem:
http://revistapress.com.br/jornal-da-capital/sul-em-danca-chega-a-17a-edicao/
Comments