Você já parou para pensar como surgiu a dança, e como ela atuou no Brasil? Esta pode ser uma pergunta muito complexa, então vamos por partes; primeiramente, como surgiu isso que hoje chamamos de dança, movimentos corporais que expressam sentimentos com o auxílio de um ritmo. De acordo com pesquisadores, a dança começou apenas com a batida dos pés no chão, e assim foi se desenvolvendo em movimentos mais complexos, quanto mais os seres humanos dançavam o que sentiam, mais complexos os movimentos se tornaram, adquirindo esta variedade que vemos hoje.
Dessa forma, percebeu-se a possibilidade de alterar os ritmos e sons, até que hoje em dia, cada música pode ser relacionada com certos estilos de movimentos, tornando-se danças. Entretanto, pode-se perceber que, ao redor do mundo, diferentes povos, em conjunto com suas cargas culturais, desenvolveram diferentes formas de dança. Como consequência, podemos dizer muito a respeito de um povo e sua história, analisando suas danças populares.
Tendo isso em vista, vamos mudar o contexto de nossa reflexão para o Brasil, assim como o povo brasileiro é uma mistura de diferentes culturas, nossas danças populares também são. Também conhecidas como Danças Folclóricas, estas formas tradicionais eram usadas como formas de recreação pelo povo, englobando entre elas diversos subtipos. Estes em sua maioria são:
Frevo, uma das mais reconhecidas no Brasil, na qual a famosa sombrinha é utilizada e movimentos complexo e acrobáticos são realizados junto de passos de capoeira formando essa herança cultural, as cores verde, amarelo, vermelho e azul possuem destaque entre os figurinos utilizados para realizar essa performance.
Samba, criado originalmente no Brasil, surgiu por meio de uma manifestação cultural do povo escravizado, utiliza o nome de seu estilo musical, e é fortemente associado ao Carnaval, no qual foi popularizado e se tornou uma tradição brasileira nos desfiles das escolas de samba em certas regiões brasileiras.
Capoeira, uma mistura de dança, esporte, luta e cultura, com movimentos ágeis e complexos, geralmente realizada dentro dos quilombos, utilizada como uma forma de resistência dos escravizados negros no Brasil. Nos dias de hoje, essa estimula aptidões físicas através da movimentação e carrega valores e prega disciplina aos praticantes.
Em suma, essas são algumas das danças populares mais conhecidas no Brasil, e é sempre importante lembrarmos que a dança é uma das milhares de formas de manifestação da cultura de um povo. Desta forma é de se admirar aqueles que conseguem, por meio de movimentos corporais, carregar toda uma cultura e seus sentimentos.
Referências:
コメント