top of page
  • Ana Carolina Juliani

Moda Sustentável: A vertente que não prejudica o meio ambiente


A moda sustentável é um termo constituído por métodos e processos de produção que não prejudiquem o meio ambiente. Uma vertente da moda que se preocupa em não produzir ou minimizar os impactos ambientais que se originou da necessidade de repensar os processos industriais atualmente.


Grandes marcas no meio ambiente estão sendo deixadas pelo consumo acelerado de roupas, como a vasta exploração de matéria prima não renovável e a degradação do planeta. De acordo com a Environmental Protection Agency, a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais poluem e consomem recursos naturais. O sistema também acentua a desigualdade sociocultural, utilizando empregos sazonais e informais para manter seu custo baixo.


Diversas correntes foram criadas a partir do conceito de moda sustentável, como Eco Chic, Moda ética, Eco moda e Slow fashion. O termo Eco Chic surge para provar que é possível unir elegância à responsabilidade com aspectos socioambientais, já a moda ética leva em consideração todo o impacto da dimensão sociocultural e ambiental inserida na concepção de um produto, também propõe questionamentos sobre a origem e fabricação de suas roupas e ganhou destaque em Paris no Ethical Fashion Show, em 2004.


Como a moda é uma expressão do estilo pessoal, ao usar uma marca você não está apenas usando a roupa, e sim carregando seu processo de produção e o valor moral da empresa. Ou seja, se usarmos roupas de uma loja que utiliza trabalho escravo ou infantil e descarta resíduos poluentes de forma errada, estamos colaborando e alimentando estas práticas. Com isso, é essencial se informar dos produtos que o fabricante utiliza. Se você deseja se tornar um consumidor responsável e ecofriendly, deve se questionar como, onde e por quem foi feita aquela roupa que você irá comprar.


Referências:



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page