Olá! Eu sou a Ana Carolina e vou escrever na parte de moda aqui do Artes&Fatos e para começar teremos a introdução a moda. A palavra Moda vem do latim “modus” e significa modo, comportamento, maneira, em francês “mode” como uso, hábito ou estilo e em inglês “fashion” remete ao latim “factio”, que seria referente a fabricação com caráter individual. Resumindo, moda é a ligação entre o vestuário e o período histórico que vivemos.
Não existia conceito de moda para os povos antigos, quando mudanças no vestuário eram muito lentas e somente ficavam perceptíveis em 50 ou até 100 anos. A expressão começou a ser usada com a burguesia francesa, que com maior poder aquisitivo começou a comprar tecidos para imitar as vestes da nobreza, que por sua vez, começou a criar códigos internos de vestimenta que mudava rapidamente.
Já no Brasil, é possível observar as diferenças regionais e sociais que influenciaram a vestimenta dos brasileiros, resultado da interação de diversas culturas que alteraram substancialmente o modelo europeu e “branco” transplantado para a Colônia. Por meio de relatos vemos um certo espanto com as roupas e os modos dos membros da elite, que quase sempre pecavam pelo excesso. Existe uma frase de Debret que explicita bem a diferentes vestes da época dentro de u mesmo grupo social e como a moda sempre foi uma maneira de expressão, “Roupas e acessórios dos escravos nos contam muito sobre seu modo de vida”.
Por fim, meus posts terão a finalidade de compartilhar conhecimentos sobre moda e incentivar uma maior apreciação deste tipo de arte que não é devidamente valorizada em nosso país, por meio de divulgações de exposições presenciais ou até mesmo online, um tipo muito frequente nesta época de pandemia. Além disso, irei indicar pessoas influentes neste ramo e analisar coleções que possuam algum tipo de crítica e também o conceito de “Moda Sustentável”.
Referências:
Texto:
Comments