Com lindas imagens e textos emocionantes, essa é uma leitura que vai te impressionar!
Sinopse: Elas mudaram (e estão mudando) a nossa história. Mas você conhece a história delas? Dandara foi uma guerreira fundamental para o Quilombo dos Palmares. Niède Guidon descobriu os registros rupestres mais importantes do nosso território. Indianara Siqueira é uma das lideranças mais atuantes da comunidade trans. Essas e muitas outras brasileiras impactaram a nossa história e, indiretamente, a nossa vida, mas raramente aparecem nos livros. Este volume, resultado de uma extensa pesquisa, chega para trazer o reconhecimento que elas merecem. Aqui, você vai encontrar perfis de revolucionárias de etnias e regiões variadas, que viveram desde o século XVI até a atualidade, e conhecer os retratos de cada uma delas, feitos por artistas brasileiras. O que todas essas mulheres têm em comum? A força extraordinária para lutar por seus ideais e transformar o Brasil.
Os livros de história só mostram figuras masculinas. Então, nós garotas, crescemos sem saber que existem sim mulheres que mudaram o rumo da história. Tendo esse cenário em vista, as autoras Duda de Porto Souza e Aryane Cararo tomaram a iniciativa de escrever um livro contando as lutas esquecidas de mulheres brasileiras que não se acomodaram com a posição que ocupavam dentro da sociedade. Nele, conhecemos 44 personalidades por meio de mini-biografias e ilustrações extremamente bem feitas, desenvolvidas por um grupo de artistas iniciantes.
“Se várias gerações crescem sem saber quem são as mulheres que fizeram nossa história, que lugar no país e no mundo somos preparadas para ocupar? É urgente falar, conhecer, ilustrar e dar espaço para essas brasileiras que deixaram sua marca e se tornaram um divisor de águas em suas áreas.”
Extraordinárias, página 9.
É muito triste saber que não aprendemos sobre nenhuma destas mulheres no colégio, mesmo que suas batalhas tenham sido tão importantes: o machismo estrutural tenta apagar todas essas narrativas, dando foco somente para as conquistas alcançadas por homens.
Foi muito legal e inspirador conhecer tantas narrativas diferentes e de que maneira elas contribuíram para a sociedade que temos hoje. Minha história favorita foi a de Antonieta de Barros: a primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina. Além disso, ela também fundou o jornal ``A Semana'' e, por meio dele, escrevia crônicas nas quais abordava temas como educação, desmandos políticos, posição feminina e preconceito racial.
Antonieta não teve medo de batalhar por aquilo que acreditava, conquistando seu lugar na mídia e na política em uma época onde as mulheres não tinham voz. Para mim, sua história é uma baita inspiração. Com isso, convido você a ler esse livro e descobrir as milhares de brasileiras que lutaram em prol das minorias. "Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil" é uma leitura essencial para todos! Obrigada e até a próxima!
Referências:
https://www.amazon.com.br/Extraordin%C3%A1rias-Mulheres-que-revolucionaram-Brasil/dp/8555340616
Comments