top of page
Theresa Aiello

Mulheres no teatro: Ruth de Souza

A história da mulher que deu visibilidade no teatro a todas as mulheres negras brasileiras.


Agora, eu vou falar um pouco sobre a história de uma mulher sensacional que mudou a história do teatro no Brasil! Ela se chama Ruth de Souza, e foi a primeira mulher negra a estrelar em uma novela e assim abrir o caminho para muitas outras com esse sonho!


Ruth foi uma atriz muito talentosa, mas que batalhou muito por isso. Ela nasceu em uma periferia do Rio de Janeiro, e desde pequena se interessou muito pela atuação, mas todos sempre falavam que ela nunca conseguiria seguir a carreira de atriz por ser negra. Apesar do desencorajamento, ela seguiu os seus sonhos e ainda jovem entrou para o Teatro Experimental do Negro, companhia de teatro carioca que proporcionava mais oportunidades para que atores e atrizes negros entrassem no meio teatral. Isso também foi muito importante pois deu um fim ao constante black face de atores brancos nos teatros brasileiros.


Ruth seguiu conquistando muitos feitos! Com seu grande talento, ela estrelou no filme de muito sucesso Sinhá Moça, de 1951, que lhe rendeu o prêmio Saci. Também por Sinhá Moça, foi a primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema (O Leão de Ouro do festival de Veneza). Além do cinema, Ruth de Souza se tornou a primeira mulher negra a se apresentar no Theatro Municipal do RJ e a protagonizar uma telenovela brasileira.


Depois disso, ela participou de muitas novelas de destaque: O Bem Amado, Sinhá Moça, O Clone... Ela protagonizou a peça Quarto de Despejo, do livro homônimo, um dos mais importantes da literatura brasileira. Na peça, Ruth, uma mulher incrivelmente forte e poderosa, pôde interpretar uma mulher igualmente inspiradora: Carolina Maria de Jesus (autora do livro). Para saber mais sobre o livro, confira o post de literatura: Autores Nacionais – Inspirações!


Como conseguimos ver, a forte caminhada de Ruth de Souza como atriz ajudou outras pessoas e mulheres negras se virem representados na dramaturgia nacional. Além disso, ela também abriu o caminho para negros brasileiros se abrirem para o teatro, cinema e televisão, sem medo e com determinação para alcançar os seus objetivos!




Referências:


Texto:

http://www.afreaka.com.br/notas/ruth-de-souza-representacao-da-mulher-negra/


Imagens:

https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2019/06/349507_001.jpg


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page